domingo, 26 de abril de 2009

Um pouco mais sobre os godos

Os godos eram um dos povos germânicos que, de acordo com suas tradições, era originário das regiões da Escandinávia, especificamente de Gotland e Götaland (atual Suécia). Eles migraram em direção ao sul e conquistaram partes do Império Romano na Península Ibérica e na Península Itálica. Duas tribos muito próximas, os Gutar e os Götar, permaneceram na Escandinávia e também são frequentemente chamados de godos, são tratados separadamente, como gotlanders e geats.

Segundo sua própria lenda, relatada pelo historiador godo Jordanes em meados do século VI, os godos, sob o comando do rei Berig, chegaram em três barcos ao sul do mar Báltico, onde se instalaram após derrotar os vândalos e outros povos germânicos. O historiador romano Tácito registra que, nessa época, os godos se distinguiam por usarem escudos redondos e espadas curtas e obedecerem fielmente a seus reis.

O povo godo abandonou a região do rio Vístula, que corresponde à atual Polónia, durante o reinado de Filimer, na segunda metade do século II, e chegou ao mar Negro após muitas aventuras.

Foi possivelmente a pressão dos godos que obrigou outros povos germânicos a exercerem, por sua vez, uma forte pressão na fronteira do Danúbio com o império romano, na época do imperador Marco Aurélio. Durante o século III, foram muitas as invasões godas nas províncias romanas da Anatólia e da península balcânica: eles saquearam as costas asiáticas, destruíram o templo de Éfeso, chegaram a penetrar em Atenas e avançaram sobre Rodes e Creta.

Durante o regime de Aureliano (270-275), obrigaram os romanos a se retirar da província da Dácia, no outro lado do Danúbio. Os godos que viviam entre os rios Danúbio e Dniester receberam o nome de visigodos ("godos do oeste"). Os do outro ramo, que no século IV se haviam estabelecido na área que viria a ser a Ucrânia, foram denominados Ostrogodos, nome que significa "godos do leste" (em alemão diz-se Westgoten e Ostgoten, o que significa "Godos do Oeste" e "Godos de Leste", respectivamente, segundo a Wikipédia em alemão).

Os visigodos iniciaram uma das primeiras grandes invasões "bárbaras" do Império Romano a partir de 263, saqueando Bizâncio em 267. Um ano depois, eles sofreram uma derrota devastadora na batalha de Naissus e foram expulsos para além do Danúbio em 271. Esse grupo então se fixou e estabeleceu um reino independente centralizado na província romana abandonada da Dácia. Tanto os Ostrogodos quanto os visigodos nitidamente se romanizaram durante o século IV pela influência do comércio com os bizantinos, e por sua participação em um pacto militar com Bizâncio para ajuda militar mútua. Eles se converteram ao arianismo durante esta época.

A dominação huna do reino Ostrogodos iniciou-se na década de 370, e sobre a pressão dos hunos, o rei visigodo Fritigern em 376 solicitou a Valente (então o imperador romano do oriente) que permitisse que ele se estabelecesse com seu povo na margem sul do Danúbio.

Valente deu a permissão, e até mesmo ajudou os godos a cruzar o rio, provavelmente na fortaleza de Dorostorum, mas devido à escassez eclodiu a guerra gótica de 377-382, e o imperador Valente foi morto na batalha de Adrianópolis. Os visigodos sob comando de Alarico I saquearam Roma em 410. O imperador Honório concedeu-lhes a Aquitânia, onde eles derrotaram os vândalos e em 475 já governavam a maior parte da península Ibérica. Enquanto isso, os Ostrogodos se libertaram do domínio huno após a batalha de Nedao, em 454. A pedido do imperador Zenão I, Teodorico, o Grande a partir de 488 conquistou toda a Península Itálica.

Os godos foram brevemente reunificados no começo do século VI, sob o Ostrogodos Teodorico o Grande, que se tornou regente do reino visigótico após a morte de Alarico II na batalha de Vouillé, em 507. Procópio de Cesareia, escrevendo nesta época, interpretou o nome visigodos significando "godos ocidentais" e Ostrogodos como "godos orientais", o que correspondia à distribuição de então dos reinos godos.

O reino Ostrogodos persistiu até 553 sob Teia, quando a Itália caiu brevemente sob controle bizantino, até a conquista dos lombardos em 568.

O reino visigodo durou mais, até 711 sob Rodrigo, quando capitulou à invasão omíada da Andaluzia.

Curiosidade: Beowulf, o herói do poema (agora filme), era um Godo.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Godos

3 comentários:

  1. onde os godos viveram, q data?

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de Saber tambem, pena que niguem pode nos ajudar :/

    ResponderExcluir
  3. os godos viveram na Götaland, uma região ao sul da Suécia, migraram para as margens do Rio Danúbio e de separaram, alguns indo para o leste (ostrogodos), outros indo para oeste (visigodos).
    O último rei Godo foi morto no século VIII, o Rei Rodrigo, da Espanha.
    O registro dos Godos vai aproximadamente do séc. III a.C. até o séc VIII d.C.

    ResponderExcluir