terça-feira, 28 de abril de 2009

A Intervenção da Igraja Católica na cultura medieval

Na Idade Média, as construções eram puxadas mais para o lado gótico da arte. Porém, apesar de ter um lado sombrio, era muito apreciada e se destacava pela riqueza estética. Hoje, algumas dessas artes, são apreciadas pela beleza e quantidade de história que essas construções podem transmitir.

O Período da arte gótica se estendeu por aproximadamente 400 anos (de mais ou menos 1.100 até 1.500). A origem do termo gótico hoje em dia, vem exatamente do lado sombrio das construções medievais.

O termo naquela época originou-se de uma expressão utilizada por artistas renascentistas para denominar aquele estilo artístico, de mau gosto, exótico, carregado de apelos decorativos, etc. O gótico, assim como o romântico, é um estilo de construções religiosas.

Ao redor dos séculos 11 e 12, cada cidade da Europa Ocidental tratou-se de erguer uma catedral, de estilo gótico ou romântico, cuja torre fosse o mais alto possível, para atrair a proteção de Deus. 

Como, a partir do século 4, boa parte da Europa havia se convertido ao catolicismo, grande parte dos templos foram destruídos para a construção de novas igrejas católicas. O gótico, foi um estilo, originalmente francês. Da França, foi diretamente para a Alemanha onde encontram-se belos exemplos dele. A arquitetura italiana, foi uma pouco influenciada pelo estilo gótico, que mantinha o seu estilo antigo clássico.


  

Catedral de Notre Dame em Paris, França. Arquitetura em estilo gótico.

Fonte: imagem: 

http://www.world-city-photos.org/Paris/paris_notre_dame/Paris_Notre_Dame.jpg

Acesso em: 28/04/2009

Texto: http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-cultura-popular-na-idade-media.htm; http://www.mochileiros.com/paris-guia-de-informacoes-t33046.html; http://educaterra.terra.com.br/voltaire/cultura/2005/07/14/001.htm

Acesso em: 28/04/2009


Feito por: Victória Galvão Bueno Graminho


 

 


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário