terça-feira, 21 de abril de 2009

A Arte medieval











A maioria da arte naquela época, tinha um foco religioso. Essa arte era muitas vezes financiada pela Igreja; por figuras poderosas do clero, como bispos; por grupos comunais, como os dos mosteiros; ou por patronos.




Com a invasão dos povos bárbaros em Roma, as pessoas foram para o campo, onde estariam mais seguras. Os grandes proprietários então, construíram castelos medievais com grandes muralhas e com segurança para se protegerem dos bárbaros.




A tapeçaria foi a mais importante forma de arte medieval. Tapetes eram usados, para manter o calor interno dos castelos, construídos de pedra, no inverno. A mais famosa tapeçaria medieval é o ciclo d' A senhora e o unicórnio. As duas principais manifestações arquitetônicas, principalmente relacionadas à construção de catedrais, foram o estilo românico e pouco depois o estilo o gótico.
(Manuela)


***

Arquitetura Gótica

O gótico foi um estilo arquitetonico desenvlovido entre os séculos XII e XV, e colocava um enfase na iluminação do interior do edifício, alcontrario da deficiente iluminação interior dos lugares com arquitetura românica.
O gótico se desenvolveu especialmente na arquitetura eclesiática(catedrais, monastérios e igrejas).
O gótico se originou na frança e se espalhou na |Europa, mas, por exemplo, na Inglaterra, o estilo adquiriu um forte carácter nacional.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitectura_g%C3%B3tica
acesso em 26/04/09

http://www.pegue.com/artes/arquitetura_gotica.htm
acesso em 26/04/2009

(gabriela lima)


Nenhum comentário:

Postar um comentário