sábado, 18 de abril de 2009

A influência da Igreja na Idade Média



Legenda: Papa São Gregório. O que implantou o ensino
do evangelho com a musíca.

Durante a Idade Media a Igreja Católica teve grande poder. Possuía muitos terrenos , influenciava nas decisões políticas dos reinos, interferia na elaboração das leis e estabelecia padrões de comportamento moral para a sociedade.

A Igreja Católica não permitia opiniões e posições contrárias . Aqueles que desrespeitavam ou questionavam as decisões da Igreja eram perseguidos e punidos. Na Idade Média, a Igreja Católica criou o Tribunal do Santo Ofício no século XIII, para combater os hereges (contrários à religião católica) a Igreja prendeu, torturou e mandou para a fogueira milhares de hereges.

Enquanto os bispos, arcebispos e cardeais preocupava-se com as questões políticas e econômicas, muitos integrantes da Igreja Católica colocavam em prática os fundamentos docristianismo. Os monges franciscanos, por exemplo, deixaram de lado a vida material para ajudar os pobres.

A cultura na Idade Média foi muito influenciada pela religião católica. As pinturas, esculturas e livros eram quase todos com tema católico. Os vitrais das igrejas traziam cenas bíblicas, pois transmitiam o evangelho para uma população quase toda formada por analfabetos .O papa São Gregório criou o canto gregoriano. Era uma forma de transmitir as informações religiosas através de um instrumento simples: a música.


Fontes:
Imagmem:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEilVh7McuLYbYb52xJlqWH4yaFFy58ixsiKzPp1VvmNyrzNcsu1SZ2Is97GpQ1jU28O6ySjnK9Qb9PyR4S27qqbzqqVLq7emnQ5-iRNNfP5lBKtQGvh-3Hx8XoyvYKae3K2u2e7XtPN3yU/s400/Sao+Gregorio+VII+Papa+inspirador+das+Cruzadas.jpg
Texto:http://pt.wikipedia.org/wiki/CatolicismoMedieval.
acessado em 18/04/2009
(CAROL)

10 comentários: