terça-feira, 21 de abril de 2009

As Cruzadas

As Cruzadas foram definidas antigamente como expedições organizadas pela Igreja, para combater os não cristãos e libertar a “Terra Santa” (Jerusalem) das mãos desses infiéis. O movimento durou desde o final do século XI até meados do século XIII. Era usado o termo “cruzadas” por causa da cruz em suas vestes, que simbolizava fraternidade entre os guerreiros e deus.

O movimento cruzadista foi motivado principalmente pela religião. Em primeiro lugar, a ocorrência das Cruzadas pode ser explicada pelo dominio da Igreja sobre o homem medieval. A Igreja usufruia de um povo extremamente religioso, prometendo a eles, se participassem da Cruzadas, recompensas como a salvação da alma e a vida eternal.

Outro aspecto importante foi a expansão territorial, pois muitos nobres passaram a encarar as expedições à “Terra Santa” como uma real possibilidade de ampliar seus territórios.

Uma boa sugestão de filme relacionado ao assunto é Cruzada, que conta a história de um ferreiro, que após perder sua esposa e filho, decide seguir seu pai e dedicar sua vida para defender a Terra Santa. Dirigido por Ridley Scott (Gladiador) e com Orlando Bloom, Liam Neeson, Jeremy Irons, Eva Green e Edward Norton no elenco.


fontes:

http://www.brasilescola.com/historiag/cruzadas.htm

http://www.adorocinema.com/filmes/cruzada/cruzada.asp

(LUCIANA)


Nenhum comentário:

Postar um comentário