quarta-feira, 29 de abril de 2009

Idade Média

Para historiadores, não há datas nem acontecimentos exatos que marquem seu início e seu término. Para alguns, o início é a decomposição do último imperador do Império Romano Ocidental, e outros consideram o começo quando o imperador romano Teodósio I oficializou o cristianismo e proibiu outros cultos religiosos.

Já o término é geralmente marcado quando Constantinopla, a capital do Império Bizantino, é conquistada pelos turcos otomanos, no ano de 1453. A chegada de Colombo à América ta,bémé outro fato que marca o término da Idade Média.

A Idade Média geralmente é dividida da seguinte forma:

Séculos IV a IX: Alta Idade Média: neste período ocorrem diversas invasões bárbaras, e a Igreja Católica se fortalece e se organiza como instituição poderosa associada à formação do Império Carolíngio.

Séculos X a XIII: Idade Média Central: O poder político se fragmenta e se dispersa entre os senhores feudais, e uma nova onda de invasões ocorrem ( vikings, mulçumanos e magiares).

Séculos XIV e XV: Baixa Idade Média: período de crise do feudalismo, com rebeliões camponesas e centralização do poder nas mãos do rei, submetendo a nobreza feudal.

Fonte:

Livro de História Temática

(Débora)

Um comentário: