terça-feira, 21 de abril de 2009

Gastronomia

O Catolicismo impôs novos hábitos durante a Idade Média. Freiras incentivavam o uso de frutas e legumes em refeições muito simples. Nos séculos XII e IX, a comida ficou mais sofisticada, passando a ter massas, ovos recheados, carne e peixe. As Cruzadas, entre os séculos XI e XIII, permitiram aos europeus entrarem em contato com produtos do Oriente, com isso, as refeições foram ficando cada vez melhores e com mais opções como : trigo-sarraceno, açúcar, anis, cominho, canela, gengibre, noz-moscada, açafrão, cebolinha e ameixa. Esses novos ingredientes possibilitaram o desenvolvimento da salsicharia e das técnicas de preparação de vinagre, mostarda e molhos especiais.
(Manuela)
DIETA

A alimentação medieval era pobre, comparada com os dias de hoje As duas refeições principais do dia eram o jantar e a ceia. Jantava-se, nos fins do século XIV, entre as dez e as onze horas da manhã. Ceava-se pelas seis ou sete horas da tarde.

O jantar era a refeição mais forte do dia. O número de pratos servidos eram em média três, sem contar sopas, acompanhamentos ou sobremesas. Para os pobres o número de pratos ao jantar podia descer para dois ou até um.

A base da alimentação era a carne bovina, de porco, de carneiro e de cabrito
Fabricavam-se também enchidos vários, como chouriços e linguiça.

A forma mais frequente de cozinhar a carne era assá-la no espeto Mas também se cozia, picava e carne estufava.

O peixe era também na base da alimentação especialmente entre as classes mais baixas, e durante os dias de jejum estipulados pela Igreja.
(carol)
FOnte:Carol:WWW.sapo.pt/idademeidia
acessado em 25/04/09

Um comentário:

  1. oieeee!!!vcs me ajudaram muitoooooooo!!!!!
    eu vi o tal filme que eh mttoooo boomm meu!!!
    sugeri pro meu psor e ele amooo a ideia q nem o do mercosul!!!mas vcs num precisavam sabe dissoo neh??!!!!
    MTO OBRIGADA ( ESPECIALMENTE PARA UMA TAL DE LUCIANA!)!!!

    bjeijoquitassssss
    Lauritaaaaaaaa Souzitchaaaaaaas

    ResponderExcluir