terça-feira, 21 de abril de 2009

Alquimia

A alquimia é uma ciência, que combina elementos da química, física, astrologia, arte, metalurgia, medicina, miticismo, e religião. Um alquimista podia obter ouro do chumbo, se "rituais" que involviam desenhos, substâncias, e etc, fossem feitos perfeitamente. A prática de alquimia tinha três objetivos:

1) Conseguir ouro a partir de metais menos valorizados no mercado;
2) Produzir o Elixir da vida, um remédio capaz de curar qualquer doença, ou até mesmo dar a vida eterna a seu possuidor;
3) Fabricar vida humana artificial a partir de materiais inanimados: havia varias experiências bizarras, que segundo alquimistas da época, poderiam resultar em um embrião que se desenvolveria e se tornaria similar a um humano. Essas "pessoas" criadas eram chamadas de homunculus.

Mas para conseguir resultado, era preciso fazer símbolos, que guiariam a transformação das substâncias, para ter o objeto desejado. Alguns desses símbolos são:




Um dos vários símbolos alquímicos:



A alquimia teve um papel importante para os dias atuais, já que algumas experiências resultaram no descobrimento de componentes muitos usados nos dias atuais, como o bicarbonato de potássio, alguns ácidos e metais.

Fontes:
TEXTO
http://br.geocities.com/serghenrique/alquimia.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alquimia#Algumas_das_principais_obras_de_alquimia
IMAGENS
serpente: http://www.camblu.com.br/camblu/historia.asp- todos acessados no dia 25/04/09
quadro: http://br.geocities.com/serghenrique/alquimia.htm
- todos acessados no dia 25/04/09
(FERNANDA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário