domingo, 10 de maio de 2009

Os hábitos alimentares

Cada região da Europa ocidental possuía hábitos culinários peculiares, pois os produtos locais definiam a base da sua alimentação. Em todas, porem, consumia-se pão de trigo, centeio (planta nativa do sudeste da Ásia com a qual se faz pão; cereal.), cevada (planta conhecida desde a chamada Pré-história, cultivada pelos egípcios e outros povos da Antiguidade. Era um dos alimentos mais presentes na dieta dos gregos da Antiguidade e dos europeus do período medieval. Da família das gramíneas, seu grão serve de alimento para o homem e é fundamental para a produção de bebidas alcoólicas como cerveja.), alem do vinho, ervilhas e favas (planta da família leguminosas, nativa do norte da África e da região do Mar Cáspio.)

Os camponeses se alimentavam de mingau, sopa de cereais ou de legumes e, durante o inverno, consumiam carne de porco. Criavam algumas aves e, mesmo sendo proibido, caçavam algumas espécies nas florestas e matas dos feudos.

Os senhores alimentavam-se de carne de vitela (novilha com menos de um ano), carneiro e boi, alem de porco. Era comum encontrar viveiros de peixes nos castelos e nos mosteiros. Assim como as carnes, os peixes eram consumidos salgados defumados ou secos, preservados contra deterioração. Nas cozinhas mais abastadas, utilizavam-se temperos como canela, noz-moscada, sálvia, alho, mostarda, açafrão, pimenta gengibre, etc. Esses temperos tinham muitas vezes dupla função: alem de dar sabor ajudavam a encobrir o gosto de alimentos podres ou mofados.

A conservação dos alimentos era um problema constante, e o consumo de comida estragada não era raro, ajudando a tornar críticas as condições de higiene e saúde da população em geral, o que reduzia bastante a expectativa de vida, principalmente do mais pobres.

Em ocasiões especiais, realizavam-se banquetes nos castelos. Neles, apenas os cavaleiros ou visitantes ilustres eram servidos com vinho e podiam utilizar pratos individuais. Normalmente era oferecida cerveja ou sidra aos convidados, que se serviam em grandes travessas coletivas.

Fonte:
Livro: História Tematica: Terra e Propriedade (8º ano)
Autor:Cabrini, Catelli, Montellato

(RODRIGO)

5 comentários:

  1. Tive uma idéia!! Vou passar no açougue e no sacolão e ter um jantar maravilhoso em casa!!!
    Isso é que é vidão!!!

    ResponderExcluir
  2. obrigado por me ajudar no meu trabalho de escola

    ResponderExcluir
  3. Que cú, queria se posse um pênis! Quero chupar e poder esse pênis mijar em mim e não comer

    ResponderExcluir