quinta-feira, 7 de maio de 2009

Aqueles que nasceram para trabalhar




Se fizermos uma pirâmide mostrando a quantidade de habitantes dos três distintos grupos que viviam na Idade Média, a maioria será de camponeses.


Além dos camponeses, haviam artesãos, ceramistas, ferreiros, carpinteiros, tarbeneiros, marinheiros, pescadores, artistas, músicos, entre outros.


Entre os camponeses, estavam os servos. Os colonos que estavam devendo, ficavam presos a uma certa terra, que não podiam abandonar, e aceitavam a proteção do grande proprietário para o qual trabalhavam e davam parte de suas produções.


Estes servos estavam presos ao feudo, que era uma grande propriedade rural dividida em três partes, sendo elas:


-> O manso senhorial, onde se estabeleciam o castelo do senhor feudal, os moinhos, o forno e a forja, e também as terras cultivadas pelos trabalhadores para o sustento da família senhorial.


-> O manso servil, que eram as terras dadas aos camponeses para que pudessem sustentar sua própria família, mas parte da produção ia para o senhor feudal.

-> E as terras comunais, que eram formadas por florestas, pastos e bosques. Eram destas terras que se tiravam as ervas medicinais, a lenha e praticavam a caça.


Para se defenderem das invasões e dos bandidos, que saqueariam suas terras e maltratariam suas famílias, os nobres proprietários protegiam os seus servos, e, estes nobres prestavam-lhe um juramento de fidelidade e os trabalhadores passavam a dever-lhe obrigações e taxas. Um exemplo é a corvéia, que consiste em trabalhar por dois ou três dias da semana de graça nas terras do senhor.




Fontes:
Acesso em: 7 de maio de 2009

Livro de História Temática

Acesso em: 7 de maio de 2009
Acesso em: 7 de maio de 2009


Feito por: Débora

Um comentário: