quarta-feira, 24 de junho de 2009
Comercial
Pregão viva-voz
Acima podemos ver o pregão viva-voz atualmente. Esse lugar está junto a bolsa de valores, BM&FBovespa, lá são negociadas as mercadorias (antigamente as ações também eram negociadas assim mas foi optado o jeito tecnológico, via computador).
Esse é um lugar de muita gritaria, pessoas comprando e vendendo por meios de contratados que gritam e fazem sinais já combinados. Esses também se comunicam pelo telefone com os seus contratantes.
Fesurv
www.fesurv.br/imgs/eco(1).jpg
Acessado em 24/06/09
Rua Oscar Freire, 20/03/2008, São Paulo, Brasil.
A imagem ao lado retrata, de acordo com o estudo da Excellence Mystery Shopping International, a rua mais luxuosa da cidade de São Paulo e a oitava do mundo.
A imagem e uma boa ilustração do capitalismo, pois nela podemos observar pessoas consumindo, ou seja, gerando lucro para lojas/empresas. Esta e uma característica muito importante que faz parte da definição do capitalismo.
(Luciana)
Bolsa de Valores um termômetro econômico
BM&F Bovespa
Essa imagem ao lado respresenta a BM&F Bovespa, a bolsa de valores do estado de São Paulo. Eu gostaria de comentar algumas coisas sobre ela. Graças à bolsa de valores os investidores e o mundo conseguem por meio de gráficos demonstrados por ela, a econômia do mundo, quando os investidores querem comprar ações eles estudam a bolsa e olham o que está em alta e baixa, o que sobe mais, a bolsa de valores é o termômetro da econômia. Graças a ela a econômia sempre esta sendo controlada.
A bolsa de valores ajuda as pessoas comprarem ações de empresas, através do corretor que fica em contato com as pessoas que trabalham na bolsa. Antigamente esse ligamento era feito através do pregão de viva-voz. A bolsa é um meio de uma empresa abrir um capital. A bolsa de valores é uma das instituições essenciais para o funcionamento da sociedade capitalista atualmente.
A BM&F Bovespa é a quarta maior bolsa de valores do mundo.
http://www.mataran.com.br/wp-content/uploads/2009/02/bovespa_01.jpg
Evolução do Processo de Produção Capitalista
fonte: http://www.youtube.com/watch?v=KPWdkYNFQFA
Acesso em:24/06/09
A Evolução do Processo Capitalista de Produção,
Acadêmicos 2° ano Eng. Produção - Facit/2008
O vídeo acima mostra um pouco de como foi a evolução do sistema mais primitivo da época na qual, ainda não éramos civilizados. Para o sistema econômico da idade medieval, com o feudalismo, o trabalho dos artesãos, o escambo (troca de uma mercadoria por outra) e para, finalmente a sociedade capitalista onde existe o capital que é o seu bem de produção. Gera lucro (como as máquinas de um dono de uma fábrica), existe o processo de mais-valia, que é a diferença entre o valor que foi produzido pelo assalariado e o que lhe foi pago pelo o proprietário do estabelecimento. O Video mastra ainda o exército de mão de obra de reserva, que é importantíssimo para o sistema capitalista “isto para que a extração de mais-valia não sofra turbulências originadas pela indisciplina ou pelas ‘exageradas reivindicações’ dos assalariados.